domingo, 7 de outubro de 2007

A comunicação tanto pode ter de bom… como de mau!


Cada vez mais encontramos o marketing e a nutrição lado a lado, já que para além de se encontrarem muito em voga, combinam bem no mercado alimentar. Cada vez mais são usadas estratégias de marketing para mobilizar a população para determinados géneros alimentícios, baseando-se no suposto fundamento de prevenção de determinadas doenças, no aumento da qualidade de vida e no tão desejado elixir da juventude.
Com isso, é comum encontrarmos produtos que enfatizam a presença de determinadas substâncias/nutrientes adicionados ou já existentes no produto.

A enfatização pode ter tanto de boa… como de má.

Como consumidores, temos os nossos direitos, e nada melhor do que a DECO para nos alertar para certas “publicidades enganosas”. Ao lermos o artigo “Alimentos fortificados: não vá em modas”, a mensagem directa que nos salta mais à vista, é a abordagem muitas vezes enganosa de algumas estratégias de marketing que levam alguns consumidores a adquirirem alimentos sem interesse para a maioria da população. Como sabemos e lá é descrito, “uma dieta equilibrada fornece todos os nutrientes em quantidades mais do que suficientes”.

E já dizia o ditado… "nem 8 nem 80 .

No restante artigo temos alguns exemplos destas adições com muito pouco e muitas vezes nenhum interesse.



Sem comentários: