
É importante considerar sempre os riscos e os benefícios que os alimentos/nutrimentos nos poderão trazer, para melhor escolhermos o tipo de discurso a usar e também qual o partido a tomar, pois cada caso é um caso.
Como nutricionistas temos de ponderar muito antes de dar a nossa opinião, porque também temos um importante papel como educadores e muito provavelmente a maioria das pessoas vai considerar o que aconselharmos como o mais correcto e como hábito a adoptar.
Actualmente, até alimentos que consideramos “saudáveis” (como por exemplo, o peixe e os hortofrutícolas) estão contaminados com todo o tipo de tóxicos, que são altamente prejudiciais à saúde humana. Ainda assim, estes alimentos, principalmente os hortofruticolas, tem um importante papel na prevenção do cancro (que hoje em dia é uma epidemia crescente), principalmente devido ao seu teor de antioxidantes. Como tal, traz inúmeros benefícios promover o consumo destes alimentos protectores, mesmo que possam estar contaminados.
Felizmente, o nosso organismo em conjunto com o nosso sistema imunitário activo tem na maioria a capacidade de eliminar os tóxicos que ingerimos.