sexta-feira, 26 de outubro de 2007


É importante considerar sempre os riscos e os benefícios que os alimentos/nutrimentos nos poderão trazer, para melhor escolhermos o tipo de discurso a usar e também qual o partido a tomar, pois cada caso é um caso.

Como nutricionistas temos de ponderar muito antes de dar a nossa opinião, porque também temos um importante papel como educadores e muito provavelmente a maioria das pessoas vai considerar o que aconselharmos como o mais correcto e como hábito a adoptar.


Actualmente, até alimentos que consideramos “saudáveis” (como por exemplo, o peixe e os hortofrutícolas) estão contaminados com todo o tipo de tóxicos, que são altamente prejudiciais à saúde humana. Ainda assim, estes alimentos, principalmente os hortofruticolas, tem um importante papel na prevenção do cancro (que hoje em dia é uma epidemia crescente), principalmente devido ao seu teor de antioxidantes. Como tal, traz inúmeros benefícios promover o consumo destes alimentos protectores, mesmo que possam estar contaminados.
Felizmente, o nosso organismo em conjunto com o nosso sistema imunitário activo tem na maioria a capacidade de eliminar os tóxicos que ingerimos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Dia da Alimentação 2007

No dia 16 de Outubro foi comemorado o dia da Alimentação no Jardim infantil e Escola primária do Lordelo.
Duas alunas do 4º ano (Márcia Freitas e Carolina Fernandes) promoveram a alimentação saúdavel neste dia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007


A MEDICIU é uma empresa portuguesa sediada em Alcanena, líder no sector da comercialização de cebolas.
Com a necessidade de escoar a crescente produção e de cada vez mais ter um papel de inovação e diferenciação no mercado, cria uma nova linhagem de cebolas com intuito de realçar "as suas propriedades" .

Surgem então :

Cebolas ricas em ácido fólico, tendo como público alvo as grávidas.
Cebolas ricas em cálcio, para combater a osteoporose.
Cebolas adocicadas, para mais agradar aos jovens.

Como futuras nutricionistas, sabemos todos os benefícios destes compostos e apoiamos o incentivo a estes nutrimentos, mas...


- Qual a vossa opinião sobre esta nova era de "novos produtos" ???
- Qual acham que deve ser o nosso papel perante este tipo de produtos?

mediciu

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

ESTRUTURALISTA X FUNCIONALISTA

Hoje em dia, o consumo vai variar muito de acordo com o tipo de consumidor.


Um adolescente ao ser sujeito a pressões sociais, nomeadamente amigos, modas, media.. vai seguir uma corrente muito mais virada para o estruturalismo. Por exemplo, os jovens tendem a consumir refrigerantes em detrimento do consumo de leite. Por outro lado, existem já campanhas da corrente funcionalista direccionadas especificamente para estas faixas etárias, de maneira a tornar os alimentos nutricionalmente ricos, que foram deixados ao "abandono", em alimentos da moda.



http://www.gotmilk.com/game/game.html ---> Vai um leitinho? GOT MILK








domingo, 7 de outubro de 2007

A comunicação tanto pode ter de bom… como de mau!


Cada vez mais encontramos o marketing e a nutrição lado a lado, já que para além de se encontrarem muito em voga, combinam bem no mercado alimentar. Cada vez mais são usadas estratégias de marketing para mobilizar a população para determinados géneros alimentícios, baseando-se no suposto fundamento de prevenção de determinadas doenças, no aumento da qualidade de vida e no tão desejado elixir da juventude.
Com isso, é comum encontrarmos produtos que enfatizam a presença de determinadas substâncias/nutrientes adicionados ou já existentes no produto.

A enfatização pode ter tanto de boa… como de má.

Como consumidores, temos os nossos direitos, e nada melhor do que a DECO para nos alertar para certas “publicidades enganosas”. Ao lermos o artigo “Alimentos fortificados: não vá em modas”, a mensagem directa que nos salta mais à vista, é a abordagem muitas vezes enganosa de algumas estratégias de marketing que levam alguns consumidores a adquirirem alimentos sem interesse para a maioria da população. Como sabemos e lá é descrito, “uma dieta equilibrada fornece todos os nutrientes em quantidades mais do que suficientes”.

E já dizia o ditado… "nem 8 nem 80 .

No restante artigo temos alguns exemplos destas adições com muito pouco e muitas vezes nenhum interesse.



quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Campanha "No anorexia"



Quando os olhos de todo o mundo estavam direccionados para a Semana feminina da moda em Milão, surge uma imagem impressionante de uma jovem modelo com pouco mais de 30 kg pela No-l-ita. É um exemplo de como é importante comunicar de maneira a sensibilizar e consciencializar a população.